Criado por David Belle na década de 80 na França, o Parkour é, basicamente, correr e saltar obstáculos como se "nada pudesse para-lo".
Os praticantes (traceurs / traceuse) utilizam árvores, corrimão, escada, bancos, entre outros, como barreiras à sua corrida.
Ao contrário do que parece, os traceurs não fazem "acrobacias". Eles utilizam o espaço (muros, escadas, etc) como parte de seu próprio corpo para superar seus próprios limites. Ao se apropriar do ambiente, seus movimentos ficam mais flúidos, como se nada realmente conseguisse detê-los.
Parkour serve como performance pois une corpo e espaço em um movimento que, a princípio, pode parecer aleatório mas na verdade é pensado com um propósito: levar o corpo humano ao limite.
" A deriva seria uma
apropriação do espaço
urbano pelo pedestre
através da ação de
andar sem rumo."
apropriação do espaço
urbano pelo pedestre
através da ação de
andar sem rumo."
O termo flaneur tem origem no francês "flanêr", o qual significa passear. Na prática, consiste basicamente em andar pela cidade aparentemente desconectado de por onde caminha. No entanto, ao contrário da Deriva, é um andar "vagabundeando", parando e olhando locais/histórias antes despercebidos.
Flash Mob
Paradas instantâneas, movimentos diferentes e com ritmos, dispersões rápidas. Estes são os passos básicos do flash mob. Combinado previamente e em segredo, diversas pessoas reúnem-se em algum local e realizam quase uma dança inusitada.
Vídeo: Million Flash Mob Dance at Singapore Airport (http://www.youtube.com/watch?v=Q6-fHQZU9vk)
Nenhum comentário:
Postar um comentário