Vida
Nascido em Haia, na Holanda, em 1948. Jansen fez faculdade de física na Universidade de Tecnologia de Delft. Após 1975, dedicou-se a outra paixão: as artes. Com isso, tornou-se um artista-engenheiro tentando unir as áreas exatas e artísticas.
Em 1990, fez seu principal trabalho: os "animais" andantes nas praias holandesas.
Principal trabalho
Seu principal trabalho são grandes esculturas feitas em PVC/plástico que se movem, os Strandbeest. Graças à força do vento, tais animais parecem ganhar vida. Suas obras são basicamente regadas com arte cinética (corrente de Marcel Duchamp).
Arte cinética consiste em, por movimentos físicos, ilusão de ótica ou posicionamento, produzir a ideia de deslocamento, movimentação. O cinetismo ganhou mais destaque com a exposição "Le Mouvement", em Paris, que trouxe Duchamp, Calder, entre outros.
A obra representando animais de Jansen reflete bem o conceito do cinetismo, visto que algo que seria inanimado ganha vida com o vento. Além de se moverem, tais esculturas parecem pensar, serem inteligentes. Isto porque eles possuem tecnologia de alto padrão a qual as mantém distantes de seus inimigos (chuva, mar, etc).
Essa tecnologia é um micro computador no "cérebro" da escultura que trabalha com funções binárias e sensores, percebendo o ambiente.
Fontes: Strandbeest http://www.strandbeest.com/beests_leg.php Google e Youtube.